Local onde aconteceu o treinamento
Casa Grande Hotel - Guarujá (SP)
Objetivo
• Difundir as caracterÃsticas de um medicamento que fora alvo de um estudo recentemente publicado;
• Enfatizar a importância do auto-desenvolvimento dos profissionais de vendas.
Ferramenta escolhida
Jogo em Sala - Resgate!
Idéias básicas adotadas
• O jogo ocorreu em sala, usando 10 equipes de 11 pessoas que interagiam, cada uma delas, com um diretor do jogo e com um monitor que se sentava junto de cada equipe;
• Ênfase na capacidade de a equipe agir em conjunto e no fato de cada pessoa ser responsável pelo resultado do grupo, dependendo este resultado do conhecimento individual e coletivo;
Etapas da execução
• Palestra ambientando os participantes e difundindo as regras da competição;
• Atualização dos acontecimentos por meio de "notÃcias" de jornais, revistas e via Internet.
• Equipes viajavam por um mundo virtual, obtendo recursos ("dinheiro", combustÃvel, veÃculos) a partir dos conhecimentos demonstrados;
• Equipes interagiam com atores que representavam médicos com dúvidas a respeito do medicamento.
Duração:
4 horas (Se necessário e conveniente, pode ser maior ou menor)
Fechamento do treinamento
A atividade abaixo descrita é comum a todos os modelos, sofrendo as alterações necessárias de acordo com cada um.
Ela é fundamental, por permitir analogias com os objetivos de treinamento e desenvolvimento e garantir maior permanência às percepções dos treinandos e às decisões tomadas em função destas.
Ao término, numa reunião com todos os participantes, o tema central é tratado de forma objetiva e participativa, de forma a privilegiar